HISTÓRIA RESUMIDA
O Sindicato dos Policiais Civis da região de Sorocaba – SINPOL, foi fundado em 1989 pelo investigador de polícia José Alfredo de Freitas (in memorian). Na época com muitas dificuldades e principalmente a falta de apoiadores, o SINPOL acabou ficando inativo.
Já em meados de 1993 a escrivã de polícia, Maria Aparecida de Queiroz Almeida (Cidinha), assume como vereadora na Câmara de Sorocaba, entre as ações desenvolvidas em sua legislatura ela sempre refletia na reativação do sindicato.
A vereadora Cidinha resolveu juntar forças com algumas amigas de profissão, Ivone Novaes e Amélia Crócia Ildefonso (in memorian), onde seguiam em constantes visitas as delegacias de Sorocaba e região para tentar convencer os colegas de profissão da importância e representatividade do SINPOL. Sem muito a oferecer e mesmo com todas as dificuldades, conquistaram a confiança dos colegas, fato determinante para continuarem na luta. Finalmente em 08 de fevereiro de 1994 a reativação do SINPOL aconteceu.
O SINPOL na atualidade conta com um total de 6 (seis) funcionários, possui sede administrativa em imóvel próprio, 2(dois) salões de eventos com acomodações para 200 e 300 pessoas, e uma das maiores conquistas, a colônia de férias na praia em Itanhaém.
Atualmente a ex-vereadora é presidente do SINPOL e revela, “as conquistas só surgem com muita luta e união, cada um é uma peça importante para que ocorram mudanças, desde o fundador que com muita coragem criou o SINPOL, as amigas de profissão que correram juntas e a confiança dos associados, que se tornaram os pilares”.
Fonte: Revista/Informativo SINPOL